Haeredium - Ascension


Formados em 2010 e com [até agora] apenas um álbum editado, desde cedo se percebeu que a abordagem ao folk metal dos Franceses Haeredium fugia um pouco do convencional. Com o lançamento de “Ascension” confirma-se a multiculturalidade musical da banda.

Uma das características da sonoridade dos Haeredium é a conjugação de elementos retirados de diversas culturas, não só ao nível de instrumentos como de ritmos. Isso já tinha ficado patente em “Aurora” e neste “Ascension” a banda não se limitou a fazer mais do mesmo, antes alargou os seus horizontes musicais e apresentou uma nova mescla cultural. As músicas assentam sempre numa base folk e aqui destaco 2 temas: “Breath”, folk animado e com muito ritmo nas partes musicadas, baixando de intensidade nas partes cantadas, o que permite maior projecção da voz e confere um toque épico e “Images I Recall”, com um som de guitarra com toque oriental. Mesmo apresentando um estilo próprio, naturalmente que o som medieval teria de estar presente e a música escolhida para o efeito foi “Fall”. As faixas instrumentais são também usuais; para além da habitual introdução com “Wandering”, a “fechar” a primeira parte do álbum temos uma espetacular “Eufori” que mistura o rock com a música dos balcãs. Essa sonoridade característica dos balcãs está também presente em “Alpha Ursae Minoris”, aqui misturada com o ska e cantada em Francês (à semelhança do trabalho anterior onde 1 das faixas é cantada na língua materna. Enquanto que em “Aurora” havia uma também em Alemão aqui há outra em Francês, “Soif d’Afronts Et de Victoires”, onde o acordeão lhe dá um toque cultural importante). “From Silence” mistura o rock sinfónico progressivo com a valsa, resultando na mais longa e mais complexa faixa do álbum, onde a passagem de piano dá um toque de clássico romântico à faixa. Noutras faixas também são perceptíveis várias influências: “Winds Will Turn” soa um pouco a power metal, “Merchants Of Lies” tem aquele som de flauta de cana que lhe dá um traço distinto, “Joyride” apresenta uma sonoridade mais próxima do swing/jazz.

Não é fácil “catalogar” os Haeredium; se por um lado os podemos considerar uma banda de folk metal com influências de música do mundo, por outro podemos vê-los como uma banda folk que inclui o peso do metal nas suas composições. Seja como for é indiscutível a versatilidade e qualidade musical de uma banda que traz à cena uma visão diferente da forma como encaramos o folk metal. Não só este “Ascension” como o anterior “Aurora” devem ser ouvidos com atenção.

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Created in 2010 and with [so far] just one release, soon we realized that French Haeredium approach to folk metal was unconventional. With the release of “Ascension” it confirmed the band’s musical multiculturalism.

One of Haeredium’ sonority characteristic it’s the combination of several elements taken from different cultures, not only regarding instruments but also rhythms. That has already been obvious in “Aurora” and in this “Ascension” the band didn’t just just limited herself to do the same yet broaden its musical horizons and presented a new cultural blending. The musics are always settled in a folk base and here I highlight 2 tracks: “Breath”, lively folk and with lots of rhythm in the musicized parts, slowing in intensity in the sang parts which allows a better vocal projection and adds a touch of epicness and “Images I Recall”, with a sound of guitar with an oriental touch. Even presenting their own style, obviously the medieval sonority would have to be present and the song chosen for the effect was “Fall”. The instrumental tracks are also common; besides the usual intro with “Wandering”, “closing” the first album’s first part we have the spectacular “Eufori” that mixes rock with Balkan music. That Balkan characteristic sound is also present in “Alpha Ursae Minoris”, here mixed with ska and sang in French (like in the previous work where 1 of the songs is sang in native language. While in “Aurora” there was also a song sang in German, here we have another one in French, “Soif d’Afronts Et de Victoires”, with the accordion giving it an important cultural touch). “From Silence” mixes symphonic progressive rock with waltz, resulting in the longest and most complex track of the album, where the piano passage gives to the track a touch of romantic classical. In other tracks are also perceivable several influences: “Winds Will Turn” sound a little bit power metal, “Merchants Of Lies” has that pan pipe sound that gives a distinctive touch, “Joyride” has a sonority closer to swing/jazz.

It’s not easy to “catalog” Haeredium; if on one hand we can consider them a folk metal band with influences of world music, on the other we can see them as a folk band that adds the weight of metal music to the compositions. In any case is unquestionable the musical quality and versatility of a band that brings to the scene a different approach of the way we see folk metal. Not only this “Ascension” but also the previous “Aurora” should be listened carefully.

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