Vagos Metal Fest 2018 - Dia 4 / Day 4


Ao fim de 3 dias de intensos concertos é normal começarem-se a notar alguns sinais de cansaço, por isso não foi de estranhar que os Stonerust, a primeira banda a tocar, tivessem menos pessoas a assistir que nos dias anteriores (mas ainda assim em número considerável). Já tarda a saída em suporte físico de temas como “Men & Pig” (com que abriram o gig), “Mother Beast” ou “My Only God Is Dead”, mas tudo aponta para que seja ainda este ano; só falta mesmo isso para mostrarem a mais gente a sua sonoridade musculada e cheia de groove. De Espanha vieram os Dark Embrace; apesar de terem quase duas décadas de existência apenas o ano passado editaram um álbum em suporte físico. O tempo não era muito mas ainda assim tocaram 6 faixas desse mesmo trabalho deixando assim uma amostra do bom heavy metal que praticam, épico e de contornos negros. Apesar de terem sido uma segunda escolha (vieram substituir os Sinister), os Suíços Schammasch revelaram-se uma banda de primeira categoria. A forma como apresentaram o seu black metal de contornos ocultos não deixou ninguém indiferente; deixando apenas de fora o álbum de estreia "Sic Lvceat Lvx" tocaram entre outros temas “Golden Light”, “Diluculum” e “Metanoia”. De regresso ao hardcore (acaba por ser o estilo que mais arrasta o público para a festa) os Britânicos Feed The Rhino mostraram que o seu metalcore soa ligeiramente diferente do normal, dando maior ênfase ao “metal” do que ao “core”. Como seria de esperar foi um gig bastante enérgico onde James Colley veio mesmo para o meio do público organizar um wall of death, aproveitando também para cumprimentar muitos dos presentes. O concerto terminou em grande euforia com algum pouco cuidado com os intrumentos (situação que irá acabar por ter influência mas mais há frente daremos conta disso). O lendário guitarrista dos Manowar Ross Friedman veio a Vagos mostrar porque é o “boss” da guitarra. Quando todos pensávamos que Ross The Boss iria dar um maior destaque ao seu último trabalho “By Blood Sworn”, eis que nos presenteia com um misto de clássicos como “Hail And Kill” ou “Battle Hymns”, o que nos levou a pensar estarmos num concerto de Manowar. Quem acabou por nos puxar para a realidade foi Marc Lopes pois apesar de ser um grande frontman e ter uma boa voz, acaba por não se aproximar do timbre de Eric Adams. Um grande gig de uma enorme banda que criou nos presentes um misto de alegria com saudosismo. Nova banda norte-Americana (este dia ia ser pródigo nisso), os Integrity são uma instituição no que diz respeito à música que tocam. Com um crossover entre punk, heavy metal e thrash, o poder que emanava do palco juntamente com riffs demolidores eram ingredientes mais do que suficientes para porem todos a mexer cá em baixo. Por falar em mexer, por esta altura já sabia bem uma pausa… o que não viria a acontecer. É que os também norte-Americanos Municipal Waste menos sabem fazer é parar quietos! E que o digam os seguranças que tiveram de lidar com uma avalanche humana em constante crowd surfing ao ritmo de malhas como “Unleash the Bastards”, “Bourbon Discipline” ou “Beer Pressure”; ao quarto dia de festival e agora na companhia de algumas gotas de chuva, dava a sensação que o público estava mais enérgico do que nunca. O festival caminhava para o seu término mas os desaires ainda aconteciam. Desta vez coube aos Ensiferum verem-se privados da sua bagagem (cortesia da companhia aérea) e instrumentos, obrigando a uma ginástica por parte da organização em colmatar isso. A solução encontrada foi a realização de um set acústico (segundo alguma vez realizado fora da Finlândia e por igual motivo); há males que vêm por bem e este contratempo permitiu aos público presente apreciar temas como “Two of Spades” ou “In My Sword I Trust” de uma forma diferente. Aliás, grande parte do sucesso deste gig deve-se exatamente ao público que apoiou enormemente a banda, acompanhando a letra em algumas músicas e fazendo até um “mosh pit acústico” para deleite de todos. Este ligeiro decréscimo de ritmo deu a todos a oportunidade para descansarem antes da grande banda da noite, Suicidal Tendencies. Os pioneiros do crossover thrash (se bem que apenas Mike Muir se mantém da formação inicial) subiram ao palco para dar um grande concerto que fez as delícias não só dos fãs como de todos os presentes; mesmo não sendo a nossa banda de eleição era difícil mantermo-nos indiferentes à postura de Muir em palco, intercalando as músicas com pequenos discursos de vida (ou não tivessem eles influenciado gerações). Ao palco subiu Tony Foresta para cantar no tema “War Inside My Head” mas o ponto alto da noite foi sem dúvida o final do gig com o palco cheio de fãs a cantar, saltar e dançar ao som de “Pledge of Allegiance”; final épico para um concerto ao mesmo nível. Com uma curta existência como banda mas com anos de experiência musical, os Britânicos Memoriam trouxeram a Vagos um death metal poderoso na linha de Bolt Thrower, banda de onde são originários. Os Memoriam foram outra das bandas afligida pelo “síndrome dos instrumentos perdidos pelas companhias aéreas”; felizmente para eles os conterrâneos Feed The Rhino emprestaram alguns instrumentos onde se incluía o baixo. Por falar em baixo, lembram-se que o concerto não acabou muito bem para os instrumentos, certo?... Pois, isso refletiu-se aqui com os Memoriam a terem de tocar 3 temas sem baixo, o que em nada prejudicou o seu gig. Para terminar o rol de concertos desta edição vieram os Rasgo que, com o seu crossover thrash agressivo conseguiram manter os resistentes animados até ao fim. Para além de temas como “Homem Ao Mar” ou “Puxa”, tiveram tempo para uma homenagem aos Pantera com uma cover para o tema “Fucking Hostile”. A noite terminou ao som do Dj set dos Distortion Crew.

Mais fotos aqui.

Vídeos: Stonerust | Dark Embrace | Schammasch | Feed The Rhino | Ross The Boss | Integrity | Municipal Waste | Ensiferum | Suicidal Tendencies

\m/


After 3 intense days of gigs it’s normal to see some signs of tiredness so it wasn’t odd to see that Stonerust, the first band playing, had less crowd attending than previous days (nevertheless in a considerable amount). A physical edition with songs such as “Men & Pig” (with which they opened the gig), “Mother Beast” or “My Only God Is Dead” is long due but probably still out before the end of this year; that’s the only thing missing for the band to show more people their muscled groove sonority. From Spain came Dark Embrace; although they exist as a band for almost two decades only last year they’ve released a physical CD. Time wasn’t much but still they’ve played 6 songs from that release, thus leaving a very good impression of their heavy metal, epic and with a touch of darkness. Although being a second choice (they came to replace Sinister), Swiss Schammasch turned out to be a first grade band. The way they presented their occult black metal left no one indifferent; placing out only the debut "Sic Lvceat Lvx" played among other songs “Golden Light”, “Diluculum” and “Metanoia”. Returning to hardcore (turns out to be the sub genre that attracts most people), Brits Feed The Rhino showed that their metalcore sounds a little bit different, emphasizing more the “metal” than the “core”. As expected it was a very energetic gig with James Colley coming amidst the crowd to organize a wall of death and taking the chance to greet many of the ones attending. The gig ended up in great euphoria with some carelessness with the instruments (situation that will have some influence but later we’ll return to it). Legendary Manowar guitarist Ross Friedman came to Vagos to show why he’s the “boss” of the guitar. When all of us thought that Ross The Boss would give higher highlight to his latest work “By Blood Sworn”, he gave us a mix of classics such as “Hail And Kill” or “Battle Hymns” which lead us to think we were in a Manowar gig. Marc Lopes was the one pulling us back to reality because, although being a great front-man, he doesn’t gets closer to Eric Adams. A great gig from a great band that created in the crowd a mixture of joy and nostalgia. Another north American band (this day would be filled with them), Integrity are an institution in terms of the music they play. With a crossover between punk, heavy metal and thrash, the power that came from the stage along with killing riffs were more than enough ingredients to put everybody moving down here. Speaking of moving we could use a short break now… which wouldn’t happen. That’s because the also north Americans Municipal Waste can least do is to stand still! Just ask the security team that had to deal with a human avalanche due to a constant crowd surfing at the sound of songs such as “Unleash the Bastards”, “Bourbon Discipline” or “Beer Pressure”; fourth day of festival and now accompanied by some rain drops, we had the feeling that the crowd was more energetic than ever. The festival was heading to its end but the misfortunes kept occurring. This time was Ensiferum turn to be deprived of their luggage (courtesy of the airline company) and instruments, forcing the organization to find a way to remedy that. The solution found was to have an acoustic gig (second time ever done outside Finland and by the same reason); every cloud has a silver lining and this setback made it possible to to audience to enjoy songs such as “Two of Spades” or “In My Sword I Trust” in a different way. In fact, most of this gig’ success was due to the crowd who strongly supported the band, singing along some songs and even making an “acoustic mosh pit” for everyone’s delight. This slight decrease in rhythm gave everybody an opportunity to rest a bit before the band of the night, Suicidal Tendencies. The pioneers of crossover thrash (albeit only Mike Muir comes from the original line up) rose on stage to give a great gig for the delight, not only of the fans, but also to everyone attending; even not being our first choice of a band it was hard to keep ourselves indifferent to Mike’s stage posture, alternating musics with short life speeches (or haven’t they been generation influences). Tony Foresta got on stage to sang in “War Inside My Head” but the highlight was undoubtedly the end of the gig with the stage filled with fans singing, jumping and dancing at the sound of “Pledge of Allegiance”; epic finale for a not less epic gig. With short existence as a band but with years of musical experience, British Memoriam brought to Vagos a powerful death metal Bolt Thrower style, band from which they originate. Memoriam were another of the bands affected by “instruments lost by airlines company syndrome”; fortunately for them fellow countrymen Feed The Rhino lend them some instruments, bass included. Speaking of bass, remember the concert that didn’t end well for the instruments, right?... Well, that noticed here with Memoriam playing 3 songs without bass, which in any case was harmful to their gig. Ending the list of concerts for this edition came Rasgo that with their aggressive crossover thrash managed to kept the resistant lively until the end. Besides songs such as “Homem Ao Mar” or “Puxa” they still had time to an homage of Pantera with the cover for “Fucking Hostile”. The night ended at the sound of Distortion Crew Dj set.

More photos here.

Videos: Stonerust | Dark Embrace | Schammasch | Feed The Rhino | Ross The Boss | Integrity | Municipal Waste | Ensiferum | Suicidal Tendencies

\m/

Sem comentários:

Enviar um comentário